Tarte de maçã baunilhada

Quando esperamos visitas e queremos ter um miminho para o lanche, esta tarte prova que é uma excelente opção para a ocasião. Seria perfeito introduzir canela nesta receita, mas como há sempre alguém que não aprecia, deixei a canela como opção para polvilhar na altura de servir.




Ingredientes para a massa
300g de farinha
170g de manteiga em pedaços
1 pitada de sal
1 ovo
1 pacotinho de açúcar baunilhado (equivale +/- a uma colher de sopa rasa)
Gengibre em pó q.b.

Ingredientes para o recheio
6 colheres de sopa de compota de maçã (Usei caseira. Tinha um resto em casa)
8 maçãs pequenas
Mel q.b.
3 pacotinhos de açúcar baunilhado (usei da Vahinè)
Uma colher de sopa de manteiga em pedacinhos

Canela para polvilhar (opcional)
Gelado de nata para acompanhar (usei de compra)
1 gema de ovo para pincelar

Preparação
Começamos pela massa: coloquei todos os ingredientes para a massa no robot de cozinha e carreuguei no turbo 4 vezes até que a massa tenha todos os ingredientes misturados. Nestas massas costuma aconselhar-se envolver em película aderente e guardar no frio durante uma hora. Confesso que usei a massa de imediato. Povilhei a bancada com farinha e com a ajuda do rolo da massa, tendi a bola de massa em forma redonda. Forrei a base de uma tarteira com papel vegetal, coloquei a massa tendida por cima e com as mãos, moldei-a à forma. Depois com uma faca retirei os excessos de massa nos rebordos e dei-lhe uns efeitos com um garfo. A massa que sobrou, voltei a tender em formato rectangular e com a faca cortei tiras de 1cm de lagura, para colocar por cima da tarte, em forma de efeito. Picar a base da massa com um garfo e reservar.

Ligar a o forno a 180º

Descacar todas as maçãs, cortá-las ao meio, retirar o caroço e cortar em fatias todas as metades.
Na base espalhar a compota de maçã. Por cima, dispor as maçãs em fatias.   Por cima das maçãs verta alguns fios de mel e polvilhe com o açúcar baunilhado. Para quem gosta de canela, é este o momento de a introduzir na receita. Espalhe a manteiga em pequenos pedacinhos por cima das maçãs.

Decore com as tiras de massa que fez com as sobras da massa..
Pincele os rebordos da tarte e as tiras com a gema de ovo.

Leve ao forno durante 40 minutos, ou até que a tarte esteja douradinha.

Ainda morna sirva com uma bola de gelado de nata (ououtro sabor do seu agrado) e polvilhe de canele, se tal como eu for doido(a) por canela :)



Bom apetite :)




1 Barriguinhas Comentaram

  1. Oi Lúcia! Sempre gosto de ter algo pronto quando tenho visitas e realmente, essa tarte é uma opção maravilhosa! Está com um aspecto maravilhoso, de dar água na boca. Não há visita que resista não é? :(
    Grande beijo

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas